O assunto do vídeo de hoje é importante e está em alta: alimentação saudável. Cuidar da alimentação está muito na moda e, quando se fala disso, a salada é sempre muito bem-vinda.
Apesar disso, muita gente ainda tem resistência contra a salada. Pensando nisso, desenvolvi um vídeo que pode ajudar a solucionar esse problema.
3 motivos para considerar a salada
O segredo é o molho. Ter um bom molho disfarça alguns sabores e realça outros. Isso pode fazer com que pessoas que nunca ligaram para a salada passem a considerá-la uma opção pelo sabor do molho.
1- Molho Vinagrete
É sempre bom lembrar que, como falei nesse vídeo, a vinagrete não é aquele molho com legumes picados que você come no churrasco. O vinagrete é um molho da cozinha fria francesa, responsável pelas saladas em geral.
O vinagrete é o mais simples entre os molhos de salada, e é também o que agrada a maioria das pessoas.
Para fazer o vinagrete, você vai precisar de:
1- 90ml de azeite de oliva (ou outro óleo de sua preferência)
2- 30ml de suco de limão (ou algum ácido de sua escolha, como vinagre de vinho tinto ou de maçã)
3- sal a gosto
4- pimenta do reino moída na hora a gosto
Misture esses ingredientes fazendo uma emulsão com o fuê. Após a mistura, você vai perceber que o molho fica mais denso, mais espesso.
Tem-se, então, o molho de salada mais fácil do mundo: o vinagrete. E lembre-se: o nome daquele molho do churrasco é campanha, e não vinagrete!
2- Molho de Mostarda e Mel
A base desse molho é o vinagrete da receita anterior. Para executar essa receita, utilize a mesma proporção da receita acima e adicione:
1- uma colher de sopa de mel
2- uma colher de sopa de mostarda dijon
Misture tudo com um fuê para obter a textura ideal. Esse molho é um pouco mais espesso do que o anterior, e seu sabor é espetacular.
Além das saladas, esse molho pode ser servido com peito de frango grelhado, carne de porco e até com alguns frutos do mar.
3- Molho Tsatsiki
Esse molho turco é feito à base de iogurte e, assim como o anterior, serve não apenas para saladas, mas também para peixes.
Você vai precisar de:
1- um pote (150g) de iogurte natural
2- 150g de folhas de hortelã
3- um dente de alho pequeno
4- 15ml de suco de limão
5- 15ml de azeite extravirgem
6- sal a gosto
7- duas colheres de sopa de pepino
Pique as folhas de hortelã em pedaços bem pequenos e adicione ao iogurte. Em seguida, utilize o Zester para fazer raspas de alho ou faça uma pasta de alho. Adicione o limão, o azeite, o sal e o pepino e misture bem com uma colher.
Como muitas pessoas não gostam de pepino, ele pode ser retirado da receita. O molho perderá um pouco de seu sabor e textura, mas, ainda assim, fica muito saboroso.
Regue sua salada com o molho de sua preferência e adote a salada no seu dia-a-dia! Aproveite essas dicas e fique atento para as próximas!
Compartilhe, comente e confira as outras receitas e dicas.
Lembre-se: Cozinhar é Possível
compartilhe