Muita gente tem pavor dessa receita, e eu concordo. Realmente, ela não é fácil. O souflé perfeito depende de um ingrediente muito temperamental, o ovo. Ele é difícil de manusear, depende de uma temperatura, etc.
Antes de assistir a um vídeo ou seguir uma receita, siga essas dicas para entender a lógica do prato. Entendendo como a receita funciona, você terá mais facilidade para executá-la depois.
O que é o souflé?
O souflé é uma massa de sabor vinda, em geral, de um bechamel, um molho branco bem fácil de fazer. Na receita em questão, você saboriza esse molho, dando a ele o sabor principal do prato.
Logo depois, é preciso dar à massa a estrutura necessária para que ele fique “em pé”. Para isso, usaremos a espetacular gema. Ela é essencial para dar a estrutura e também sabor a um bom souflé.
Feito isso, só falta fazer crescer. Como o souflé cresce? Fazer uma massa pesada como esta, que leva queijo, aspargo, alho poró, etc. crescer não é uma tarefa tão fácil assim usando ar. Claro que você pode usar outros subterfúgios, como o fermento, por exemplo, mas minha intenção aqui é ensinar o souflé clássico.
Para fazer essa receita, é necessário então agregar ar a essa massa. O ar quente sobe e levanta, com ele, todo o sabor presente. Essa é a lógica do souflé perfeito.
A maneira mais fácil de inserir ar nessa massa é a clara em neve. Portanto, bata as claras em neve e as misture com tranquilidade e delicadeza e, em seguida, leve ao forno. O ar quente vai subir e levantar, com ele, a massa de sabor.
Lembre-se: bons souflés são feitos para subir, mas também são feitos para cair. Se o souflé demorar muito a murchar, ele não foi feito apenas com claras. Mas, se ele for feito corretamente, como ensinado na receita, ele vai durar o suficiente para ser servido e deliciado por você.
Compartilhe, comente e confira as outras dicas.
Lembre-se: Cozinhar é Possível!
Compartilhe, comente e confira as outras receitas e dicas.
Lembre-se: Cozinhar é Possível
compartilhe