Pessoal, vou ensinar você a fazer essa maravilha, essa salada espetacular de bacalhau com grão de bico. Essa receita que é muito simples.
Grão de Bico
Quem quiser cozinhar seu próprio grão de bico. Água com um pouquinho de sal. Deixar de molho uma horinha antes. De uma a duas horas antes, descarta a água e cozinha na pressão, em torno de 12 minutos ou em panela comum em torno de 25 minutos ele estará cozido ao dente. Joga fora a água e seu grão de bico estará ao dente e bem sequinho.
Bacalhau
Bacalhau dessalgado. Mergulhar com pele e com as espinhas todas, isso gera muito mais sabor, no azeite com um raminho de tomilho e uma cabeça de alho cortada ao meio.
Deixar por 55 minutos no forno, a 110 graus, totalmente imerso no azeite extra virgem, garante que você vai poder usar todinho esse azeite, no meio da salada.
Limpar o bacalhau. Pegar o bacalhau com cuidado e retirar somente a carne. As lâminas quanto maior melhor para ter uma salada mais bonita. Descartar as espinhas e a pele.
Muito cuidado, vai com cuidado e sem pressa aqui para evitar que entre um ossinho maior, algum pedaço de espinho maior e acabar causando um acidente.
Azeite
Aproveitar o azeite do bacalhau. Olha como é que dá uma decantada. Não pode usar aquela parte debaixo, mas o azeite de cima sim. Derramar à exaustão no meio da salada.
Azeitona Preta
Usar a Zappa. Ela combina muito com bacalhau e a maneira mais fácil de tirar o caroço é pressionando-a. Pressiona, abri e o caroço sai facilmente.
Picar grosseiramente e juntar na salada.
Pimenta Dedo de Moça
Dá uma leve pressionada na pimenta, tira uma tampinha e sacudir na tigela. Depois abre para ver se ficou uma ou outra semente.
Não vou colocar isso tudo até porque não sou só eu que vou comer. Mais ou menos uma colher de sopa de dedo de moça picada.
Tomate
Picar os tomates. Como não há cozimento, pode deixar a pele sem nenhum problema, só retira as sementes. Cortar em cubinhos (tudo o que você quiser cortar em cubinhos, sempre começa em tirinhas e depois das tirinhas corta em cubinhos).
Cebola Roxa
Cebola combina bem com pimentão, assim como alho, assim como tomate. Retirar a casca e colocar na salada.
Alcaparras
Lavar a alcaparra, espremer para tirar o excesso de água com sal, picar grosseiramente e colocar na salada.
Pimentões
Adicionar os pimentões queimados. Queimar pimentões faz toda diferença porque tira aquela indigestão que ele pode gerar. Ele fica doce, gostoso, nada a ver com o pimentão cru. Adicionar na salada.
Ervas Frescas
Acrescentar as ervas frescas: cebolinha, coentro e salsinha. Picar de maneira grosseira, misturar as três e acrescentar na salada.
A salada já tem a oleosidade do azeite, ainda não tem sal e não tem acidez. Já tem certo dulçor que está vindo pelos pimentões e pelo alho assado.
Limão
Espremer o limão para que a salada tenha a acidez desejada. Se desejar pode colocar vinagre. Misturar. À medida que vai misturando as laminas vão se desfazendo, mas faça com cuidado porque é legal ver pedaços de bacalhau grandões.
O limão dá frescor, afinal de contas é uma salada. Sempre a gosto. Sempre prova. Isso vale sempre, para limão, para pimenta e para sal. Coloque sempre metade do que a receita pede e vai provando.
Sal
O último ingrediente é o sal sempre, com raras exceções. Colocar um pouco e experimentar.
Lembrando que já temos ingredientes salgados aqui: a azeitona, o próprio bacalhau e a alcaparra, mesmo tendo sido lavada.
Pode colocar um pouquinho mais das ervas em cima, bem frescas.
E o gran finale, aquela coisa que entra para arrebatar, coisa que também combina com bacalhau, e é legal, o ovo!
O ovo já foi cozido, cinco minutos e meio a partir da fervura. Partir o ovo e colocar em cima da salada.
Salada de grão de bico com bacalhau do porto, com outros ingredientes que fazem elevar o nível aqui em cima e você vai arrebentar com a sua família. Afinal de contas cozinhar é muito mais do que alimentar. É amor, é compartilhar, é muito legal. Aqui é perfeitamente possível.
Esse é o tal ovo perfeito.
Tchau e até a próxima!
Compartilhe, comente e confira as outras receitas e dicas.
Lembre-se: Cozinhar é Possível
compartilhe