Torta Pós Natal

Pessoal, o Natal passou e normalmente temos muitas sobras: frango, chester, peru ou pernil, e ninguém sabe muito que fazer com isso. Vamos aprender a fazer uma torta fácil usando sobras de carne de natal. Na verdade uma maneira excelente de aproveitar sobras. Eu a chamo de torta pós-natal.

A primeira coisa que a gente faz é desfiar em pedaços maiores, eu não quero desfiar bem fininho.

Ingredientes:
1) Bacon: 80 grs. Tirar o couro, picar em tirinhas pequenininhas. Aqui o formato não importa muito.
Em uma frigideira, colocar um fio de azeite, um fio generoso. Ligar o fogo e deixar esse azeite aquecer. Colocar o bacon e deixar começar ele começar a dourar.

2) Mirepoix
Cebola, 1 unidade. Tira a casca, corta em cubinhos. Não precisar ser tão pequeno. Essa torta é bem rústica mesmo.
Salsão, 1 talo. Cortar ao meio.
Alho poró, 1 unidade. Picar em meia lua e descartar a pontinha.
Cenoura, ½ unidade. Cortar em tirinhas e depois juntar e cortar em pedaços.
A torta é bem rustica, não há necessidade daqueles cortes tão criteriosos de uma cozinha um pouquinho mais requintada, pode cortar maiores até porque vai ter um cozimento longo.

3) Alho, 2 dentinhos, dá uma leve pressionada para retirar a casca, laminar, mas se você preferir pode ralar.

4) Cogumelos
Eryngui, cortar em pedaços grandes.
Portobello, laminado grosseiramente. O Portobello pode usar o talo.
shitake você não usa o talo. Retira o talo e corta também grosseiramente.
Pleuratus salmão, uma outra espécie de cogumelo, tira o talinho e corta.
Shimeji preto descasca como se fosse uma banana.
Todos eles higienizados perfeitamente com pano úmido. Evite molhar demais os cogumelos porque eles vão encharcar. Quem quiser trocar, pode usar os mais frescos que encontrar no dia, pode inclusive nem colocar, afinal de contas estamos fazendo uma torta para aproveitar uma série de sobras.

5) Tomilho: fresco sem o talo, só as folhinhas.

6) Farinha de trigo: 60 grs.

7) Vinho branco seco: 200 ml

8) Caldo de frango: 500 ml

Quando o bacon estiver bem douradinho, é hora de adicionar o mirepoix, em pedaços maiores mesmo. Deixar dar uma leve muchardinha e acrescentar o alho.

Colocar manteiga, antes de colocar os cogumelos. Adicionar farinha para espessar o molho. Tomilho fresco, cogumelos.

Se você não tiver cogumelo pode usar abobrinha, berinjela. A ideia aqui é aproveitar, é abrir a geladeira e pegar um pouquinho do que tem.

Acrescentar a carne. Sal, lembrando que a carne já tem um pouco de tempero.

Acrescentar a farinha. Vamos fazer um espessante. Isso aqui chama Singer, essa, o ato de salpicar farinha para depois fazer a função.

Mexer para ela começar a cozinhar no meio desse recheio. A farinha vai gerar um molho. Mexer por uns 2 minutos para ter segurança e certeza do cozimento da farinha. Tem que tostar.

Acrescentar uma taça generosa de vinho branco e o caldo de frango. Baixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutinhos depois de levantada a fervura.

Esse tempo, 15 minutos é o tempo necessário para que a farinha fique totalmente cozida e tenhamos um molho bem suculento ao final. Após os 15 minutos desligar o fogo.

Reservar o molho em outra panela. Precisamos separar o que é sólido do que é liquido. O que é solido vai virar recheio e o que é liquido vai virar molho, usando um chinois, ou uma boa peneira. O chinois vai reservar a parte liquida no fundo e a parte solida dentro dele.

Dá uma apertadinha para retirar um pouco de caldo. O recheio não pode ficar muito seco, mas também não pode ficar muito molhado demais.

Em uma assadeira colocar todo o recheio e com uma colher espalhar e por cima queijo ralado. Pode queijo canastra, muzzarela, gruyére, parmesão, grana padano, em fim, o queijo que você mais gostar ou o que tiver no dia.

Pegar uma massa folhada, comprada pronta. E com a mão dar uma leve puxadinha para encaixar ela em cima da assadeira. Retirar o excesso com a parte de dentro da faca. Usando o mesmo pão duro que foi usado durante o preparo ir empurrando a massa para dentro como se fosse uma torta invertida.

Pincelar ovo batido por cima e, em forno pré-aquecido 180graus, o famoso forno médio por mais ou menos 20 minutos.

Molho:
Adicionar ao molho reservado, 150 ml de creme de leite fresco. Misturar e deixar em fogo baixo para reduzir, ficar bem consistente, por volta de 15 a 20 minutos.
Após reduzir o molho, acrescentar uma colher de sopa de mostarda L’ancienne. A mostarda l’ancienne é a que vem em grão. Misturar um pouco e pronto. Colocar este molho numa molheira.
Após 20 minutos, retirar, deixar esfriar e servir uma fatia e regar generosamente o molho por cima.

Deixe nos comentários o resultado que você teve na sua casa, com seus amigos e família..

Um abraço pra vocês e até o próximo vídeo.


Compartilhe, comente e confira as outras receitas e dicas.
Lembre-se: Cozinhar é Possível


compartilhe

Comentários

Chef List Adore

Cadastre seus dados e receba Receitas, Dicas e informações sobre Cursos.